
Anúbis
Sabia que Anúbis é um dos deuses mais icônicos do Antigo Egito? Ele é conhecido como o “guardião do além” e o deus da mumificação. Com um corpo humano e uma cabeça de chacal, sua aparência já dá uma pista sobre sua ligação com a morte e a vida após a morte.

A proteção dos túmulos
O papel dele era bem claro: proteger os mortos e seus túmulos. O Egito Antigo tinha medo de que os corpos, especialmente os de nobres, fossem profanados. Anúbis garante que a jornada para a vida eterna seja feita sem interrupções. Com um toque de humor, dá para imaginar ele conferindo a lista de presença dos mortos antes de deixá-los entrar no “Reino dos Mortos”!
O embalsamador supremo
Uma das funções mais importantes de Anúbis era a embalsamação. Ele era o responsável por garantir que os corpos fossem preservados para a eternidade. Com todo esse cuidado, não é surpresa que os egípcios sentissem uma devoção enorme por ele. As técnicas de mumificação que eles usavam? Muito provavelmente tiveram inspiração nas práticas devotadas a Anúbis, que, diga-se de passagem, sabia tudo sobre produtos de beleza — vamos dizer que ele tinha a melhor linha de cuidados para a pele no mundo dos mortos!
Na balança da verdade
Na famosa cena do juízo dos mortos, Anúbis é o cara que pesa o coração do falecido contra a penas da deusa Maat. Se a balança equilibrar, grande festa! Se não, bom, o destino pode ser um pouco desagradável… O papel de Anúbis em toda essa história demonstra não só a importância da justiça, mas também a relação dos egípcios com a moralidade. Como se ele dissesse: “Fala aí, trouxe suas boas ações, não trouxe?”
Poder e legado de Anúbis
O culto a Anúbis perdurou por séculos e sua presença foi sentida em templos por todo o Egito. Ele ainda aparece em diversos mitos e histórias, mostrando que, mesmo em tempos modernos, a figura desse deus continua relevante. Seus ensinamentos sobre a morte e o além são temas recorrentes na cultura pop e na literatura, mostrando que até os deuses precisam de um bom marketing!
FAQ sobre Anúbis
O que Anúbis representa?
Anúbis é o deus da mumificação e guardião dos mortos.
Como Anúbis ajuda os mortos?
Ele protege os túmulos e garante que as almas façam a transição para a vida após a morte.
Qual é a função de Anúbis no juízo dos mortos?
Anúbis pesa o coração do falecido contra a pena da deusa Maat para determinar o destino da alma.
Anúbis sempre teve a forma de chacal?
Sim! Ele possui a cabeça de chacal, simbolizando a ligação com os mortos.
Qual a importância do culto a Anúbis?
Ele representa a devoção dos egípcios em garantir uma boa passagem para o além e a preservação dos corpos.
Veja algumas história montadas no modo interativo Ibuma.
Compartilhar
Graduação em licenciatura plena em Pedagogia e História, e pós graduação em Educação Especial e Inclusiva. Entre em contato comigo pelo email andressa.ac17@gmail.com ou pelo @andressacarvalh0, ou por por qualquer endereço do Ibuma.