Como entender a questão 11 da prova amarela do ENEM de 2024
A questão 11 da prova amarela do Enem 2024 apresenta um texto que fala sobre a história de alguns instrumentos musicais, como o cavaquinho, o machete e o ukulele, mostrando como esses instrumentos se espalharam e foram adaptados nas diferentes culturas ao longo do tempo. A pergunta pede para você identificar o que esses instrumentos têm em comum, com base no que o texto explica. Vamos analisar as alternativas para entender qual é a correta e porque as outras estão erradas. Leia, responda e confirme sua resposta.
Alternativa correta: B - adaptam suas características a cada cultura, assumindo nova identidade.
Por que a alternativa B é a certa?
O texto explica como o cavaquinho e outros instrumentos portugueses, como o machete e o ukulele, passaram por mudanças ao serem introduzidos em novas culturas, como no Brasil e no Havaí. Por exemplo, o cavaquinho brasileiro é maior e tem uma caixa de ressonância mais funda do que o cavaquinho minhoto, o que mostra uma adaptação ao novo ambiente e à cultura musical brasileira. Da mesma forma, o ukulele tem suas origens no braguinha e no machete, mas ao ser levado para o Havaí, também passou por transformações que deram a ele uma nova identidade. Essa adaptação e mudança de características são o foco do texto, o que torna a alternativa B a mais correta.
Por que as alternativas erradas estão erradas?
Alternativa A - Refletem a dependência da utilização de matéria-prima europeia.
Esta alternativa está errada porque o texto não fala sobre a dependência de matéria-prima europeia para a criação dos instrumentos. O foco do texto está nas transformações dos instrumentos e como eles são adaptados em diferentes culturas, não em sua origem material.
Alternativa C - Comprovam a hegemonia portuguesa na invenção de cordófonos dedilhados.
Esta alternativa também está incorreta porque o texto não foca em provar a “hegemonia” de Portugal na invenção dos instrumentos. Ele fala sobre como esses instrumentos evoluíram ao serem levados para outras culturas, como no caso do ukulele no Havaí. Não é uma questão de domínio ou hegemonia, mas de adaptação.
Alternativa D - Ilustram processos de dominação cultural, evidenciando situações de choque cultural.
Embora o texto mencione a chegada dos instrumentos a diferentes culturas, ele não fala sobre “dominação” ou “choque cultural”. A adaptação dos instrumentos reflete mais uma troca cultural e evolução, não um processo de imposição ou conflito entre culturas.
Alternativa E - Mantêm nomenclatura própria para garantir a fidelidade às formas originais de confecção.
Esta alternativa está errada porque o texto não menciona que os instrumentos mantêm seus nomes originais como uma forma de fidelidade. Pelo contrário, o texto explica como os instrumentos mudaram ao longo do tempo e em diferentes lugares, o que sugere que suas características e até mesmo seus nomes foram alterados conforme a adaptação cultural.
Conclusão da questão 11 da prova Amarela do ENEM 2024
A alternativa correta é a B, pois reflete exatamente o que o texto nos mostra: os instrumentos descritos, como o cavaquinho e o ukulele, mudaram suas características para se encaixar nas novas culturas, assumindo uma nova identidade. As outras alternativas falham em interpretar a adaptação cultural e a transformação dos instrumentos, sendo mais focadas em questões de domínio ou de preservação de formas originais.
Essas transformações são um excelente exemplo de como as culturas se influenciam mutuamente e como a música, assim como muitos outros aspectos da cultura, evolui e se adapta ao longo do tempo.
Compartilhe a a questão
Link da pesquisa
Veja mais questões sobre Enem 2024
Graduação em licenciatura plena em Pedagogia e História, e pós graduação em Educação Especial e Inclusiva. Entre em contato comigo pelo email andressa.ac17@gmail.com ou pelo @andressacarvalh0, ou por por qualquer endereço do Ibuma.